sábado, 27 de fevereiro de 2016

10 dicas fundamentais para passar em concursos públicos

Você decidiu passar em um concurso público, mas não sabe como começar? Então preste atenção nessas dicas para iniciar sua preparação e passar com facilidade no seu concurso dos sonhos.


imagem de concursando marcando grade de respostas


1) Decida qual o seu tipo de concurso


Será mais fácil passar se você se especializar em um tipo de concurso específico. Concursos bancários, por exemplo, exigem conhecimentos em matemática financeira e conhecimentos bancários. Já os concursos de tribunais exigem conhecimentos mais aprofundados em direito e legislação. Há diferenças também entre as matérias exigidas em concursos municipais e federais, bem como por tipo de cargo. Conhecer as matérias exigidas e o tipo de cobrança pode ser útil para definir o foco de estudo e lhe tornar especialista em um determinado tipo de concurso, facilitando a preparação a cada novo edital, já que você sempre estará com parte da preparação em dia.


2) Saiu o edital? Estude ele antes de partir para o estudo da matéria

Isso mesmo. Estudar o edital é tão importante quanto estudar o conteúdo em si. Veja quais as matérias que serão cobradas, confira se indica alguma bibliografia e qual o peso e número de questões para cada matéria. Ao longo dos estudos, certifique-se de estar atingindo o conteúdo exigido, item por item.


3) Conheça as provas anteriores e faça exercícios

Cada banca organizadora tem seu estilo de questão, e muitas vezes as provas são semelhantes ou até repetitivas. Pesquise as provas anteriores da banca e exercite exaustivamente a resolução delas. Conhecer a fundo a forma de cobrança e as artimanhas da banca, criando identificação com as questões, pode ser tão ou mais importantes que passar horas lendo conteúdo.


4) Se adiante quanto as matérias mais comuns em concursos

Quer passar em um concurso federal ? Então comece agora a estudar direito administrativo e constitucional. Se o foco são os concursos bancários, aprenda, desde já, matemática financeira e conhecimentos bancários. Se o foco é passar no concurso da Prefeitura, comece a memorizar as leis municipais... Certas matérias caem sempre em determinados concursos, e vale a pena estudá-las com bastante atenção, por seu aproveitamento futuro.

5) Descubra sua forma de estudar

Há muitas formas de estudar: por livros mais extensos, por apostilas mais esquematizadas e resumidas, por vídeos, por aulas presenciais.. De que forma você aprende melhor? É hora de descobrir. Eu, por exemplo, aprendo melhor lendo e fazendo meus próprios rabiscos e anotações, mas há pessoas que aprendem melhor vendo e ouvindo vídeos, ou em sala de aula. E você, como memoriza melhor o conteúdo? Vá testando, variando os métodos, testando e fazendo suas opções para cada momento de estudo. É importante se conhecer, e o que funciona para algumas pessoas nem sempre funciona tão bem para outras.


6) De qualquer forma, certifique-se de estar aprendendo

Nem sempre a fórmula de horas de estudo funciona por si só. Não adianta estudar para cumprir carga horária e não prestar atenção, ou não estar entendo. Mantenha uma postura ativa diante dos estudos, e nunca leia ou assista aulas sem prestar atenção. Defina pausas, quando necessário, mas, quando estudar, esteja presente. Se o método está cansativo, tente outro. Pare de ler e assista vídeos ou parta para resolução de questões, por exemplo. Aliás, não esqueça que as questões devem fazer parte da rotina de estudos, sempre.

7) Estude certas matérias apenas por questões e trechos específicos

Geralmente não vale a pena estudar um livro inteiro de português ou informática. Comece sempre realizando questões dessas matérias, e estudando os itens à medida que venham surgindo dúvidas específicas. Assim você economiza tempo e ainda treina a resolução de questões.

8) Tenha um plano para a resolução da prova

Nem tudo é estudo, pois a estratégia também conta. É bem difícil decorar um edital inteiro, e você provavelmente carregará alguma dificuldade para o dia da prova. Mas tudo é contornável se você tiver um plano para resolução das questões. Assim, treine e defina por onde começar, dando preferência para questões mais fáceis no começo, por exemplo, saiba como chutar em casos de desespero e planeje até mesmo a conferência das questões e passagem para a grade de respostas. Parece bobagem, mas ter uma estratégia bem pensada pode evitar deslizes e nervosismo, e ainda garantir uns pontinhos a mais no concurso.


9) Organize-se para o grande dia

Planeje tudo: o que vai levar de materiais, água e alimentos, quantas horas iá dormir, a roupa que usará, o que comerá no café da manhã, qual o trajeto a ser seguido, o horário a sair de casa. É importante se sentir com segurança e tranquilidade no dia do concurso, evitando atropelos e nervosismo.

10) Não deu? Tudo bem, você já está vários passos à frente!

Você já estudou durante meses e aprendeu muito nesse trajeto. Agora, é seguir complementando o aprendizado a cada novo edital, mas estudando para cada um deles fosse o último. Tenha certeza que, durante esse tempo, você aprendeu muito e já se adiantou para os próximos concursos. A partir de agora, as chances aumentam e a aprovação está cada vez mais próxima. Siga em frente, estudando muito e, acima de tudo, acreditando na proximidade da aprovação e no seu potencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário