sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Dicas para a prova do MPU

Na hora da prova:

Seja o(a) dono(a) da situação
- Não tenha medo da concorrência ao ver aquela multidão que fará a mesma prova. Você já sabia que seriam milhares, qual é a diferença agora? Desses milhares, nem todos estão realmente preparados - muitos sequer estudaram. Lembre-se dos seus diferenciais, sinta-se forte, cada vez mais forte!
- Não se deixe intimidar pelo terrorismo dos momentos iniciais, como a leitura das regras do edital e a cara feia de alguns fiscais.
- Se puder, escolha sua classe. Sinta-se confortável, arrume suas acomodações da maneira que lhe pareça mais conveniente - não se preocupe se parecer estranho, perca tempo com isso, essa etapa pode ter forte influência sobre seu desempenho.
- Peça para ir ao banheiro quantas vezes for necessário, mesmo que seja apenas para "dar uma voltinha" ou uma lavada no rosto quando estiver se sentindo em um mau momento.
- Se possível, leve comida e bebida para a sala de prova - mastigar ajuda a relaxar nos momentos de maior ansiedade.

Valorize cada questão
- Aproveite cada oportunidade - cada questão é uma oportunidade! Não desista tão fácil. Lembre que aquele pontinho pode fazer a diferença.

Mantenha-se firme
- A prova será muito cansativa, mas em hipótese alguma você pode pensar em desistir na "hora H". Em provas desse tipo, muitas pessoas acabam se rendendo ao cansaço, e perdem grandes oportunidades. Ok, são 5 horas... mas são APENAS 5 horas! O que é esse período para quem está há meses lutando? Esse será o momento da oportunidade, aproveite cada segundo!

Não se assuste
- É normal não saber tudo, principalmente em uma prova com 150 questões! Toda a prova tem suas surpresas, e nem sempre cai exatamente o que estudamos. Mas isso não acontece só com você: os outros candidatos também têm seus momentos de tensão e suas surpresas desagradáveis. Não deixe que isso estrague sua prova (esse pode ser um bom momento para ir ao banheiro!).

Chutar ou não?
- É uma decisão bem pessoal. Eu já optei por chutar (veja as dicas do professor João Antônio: http://www.euvoupassar.com.br/visao/artigos/completa.php?id=1996). Mas, independentemente da sua decisão, é importante que a faça antes da prova, para evitar momentos de conflitos. Se optar por chutar, teste a técnica antes, para se sentir mais seguro(a) no momento de aplicá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário