terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Recursos Banrisul

Pessoal, seguem abaixo os recursos que enviei para a FDRH.

Questão 48

Considerando as assertivas expostas nessa questão, propõe-se uma alteração de gabarito no sentido de considerar a alternativa D como correta.

A assertiva III, que consideramos ser verdadeira, afirma que: “A emissão de ações é uma fonte de capital de terceiros para as empresas”.

Uma leitura atenta dessa afirmação nos permite inferir que as empresas citadas não podem ser outras senão as emitentes de ações, as Companhias Abertas, as quais, quando atuam no mercado primário, auferem os ganhos resultantes da emissão das respectivas ações.

Sobre o mercado primário, observemos o conceito constante no Glossário da obra Mercado Financeiro, de Assaf Neto: “Mercado onde os títulos são negociados pela primeira vez, revertendo os recursos provenientes das negociações diretamente ao seu emitente.”

Tendo em vista o conceito acima citado, e os demais argumentos expostos, consideramos a alternativa A incabível, pois a aceitando estaríamos negando o fato de que, realmente, ao emitir ações no mercado primário as empresas emitentes auferem os ganhos delas provenientes. Portanto, pede-se alteração do gabarito da questão 48, afirmando ser correta a alternativa D.

Questão 52

Considerando as alternativas propostas nessa questão, propõe-se anulação da questão, por nela constar 02 (duas) alternativas visivelmente corretas, conforme exposto a seguir.

A questão tem como objetivo saber qual são as reclamações de clientes das instituições bancárias brasileiras, em especial, que têm fugido ao controle dessas instituições. No entanto, observa-se, no quadro 03 (três), a presença de 02 (duas) das reclamações propostas na questão, a saber: empregados sem vontade ou vagarosos na ajuda ao cliente (alternativa B) e longas filas de espera para atendimento (alternativa E). Não foi constatada a presença do constante da alternativa C (falhas nos sistemas mecânicos de segurança) neste mesmo quadro.

Deve-se atentar também ao fato de que as reclamações listadas não encontram-se organizadas em nível de relevância, estando todas relacionadas em um mesmo nível. Deste modo, torna-se inviável a tentativa de encontrar uma alternativa que satisfaça o pedido de apontar aquela que seja destacada dentre as propostas. O autor afirma que 85% dos casos de deserção foram ocasionados por um único problema, no entanto, não enfatiza algum que seja mais frequente entre os ocorridos.

Tendo em vista os problemas apontados nesta questão e a falta de uma alternativa que satisfaça o solicitado, pede-se a anulação da mesma.

Questão 45

Considerando que a questão trata de assunto não constante no edital (risco de crédito), sendo, portanto, incabível abordá-lo, solicita-se anulação desta.

Questão 80

Considerando as alternativas propostas nessa questão, propõe-se anulação da questão, por nela constar 02 (duas) alternativas visivelmente corretas.

A questão utiliza como base um exemplo de referências relativas e absolutas, presente nas páginas de ajuda online do Microsoft Excel. Apesar disso, as alternativas foram listadas de forma errônea, de modo que 02 (dois) dos procedimentos e resultados corretos foram relacionados na mesma questão. Estes últimos podem ser encontrados nas alternativas B e C, contando como opções, respectivamente: “A$1, esta será alterada para C$1”, “$A1, esta será alterada para $A3”.

Comparando-se as alternativas citadas com os exemplos citados na página oficial, infere-se que estes são idênticos, sendo incabível considerar uma delas como incorreta. A referida página, que pode ser acessada em http://office.microsoft.com/assistance/hfws.aspx?AssetID=HP030640481046&CTT=1&Origin=EC010229861046&QueryID=-cpGZQ250&respos=1&rt=2 , encontra-se impressa e anexada a este pedido. Pede-se a comparação das alternativas propostas com os exemplos citados, e a posterior anulação da questão, por nela constar 02 duas alternativas corretas .

Nenhum comentário:

Postar um comentário