sábado, 27 de fevereiro de 2010

Edital Caixa/RS

Saiu o edital para o concurso da Caixa/RS (Caixa Estadual S/A, agência de fomento)!
Para o cargo de técnico de nível médio são 21 vagas, com salário de R$1.272,81 + R$212,13 de gratificação. Há também 16 vagas para Administrador, entre outras para quem possui nível superior em áreas diversas.

A organizadora será a AOCP, do Paraná, e o conteúdo programático assemelha-se bastante com o do último concurso do Banrisul. A maior diferença, para nível médio, aparece na parte de conhecimentos específicos, em que são cobradas as leis relacionadas à matéria bancária de forma bem mais explícita (sorte nossa!). Aumentam um pouco os conteúdos em matemática financeira, mas nada que possa afastar algum aspirante ao cargo. A maioria das matérias anteriores será bem aproveitada.

Confira o edital no site da organizadora: http://www.aocp.com.br/concurso.jsp?id=214

Resultado final do concurso Banrisul

Resultado Oficial disponível em: http://www.fdrh.rs.gov.br/editais/Banrisul2009-2/index.asp


Tudo indica que será publicado segunda-feira, no site da FDRH, o gabarito final e o resultado preliminar do concurso do Banrisul. Após essas publicações, haverá período para interposição de recursos, antecendo a homologação, que está prevista para abril.

A informação é extraoficial, mas a fonte parece bem confiável e tudo leva a crer que seja realmente assim que acontecerá. Vale lembrar que a FDRH promoteu os resultados para "a partir de março", e já se passou mais de um mês após a aplicação da prova. O tempo parece ser mesmo suficiente para a avaliação dos recursos, tendo em vista o período que as bancas, incluindo a própria FDRH, costumam demorar para concluir as avaliações.

Agora nos cabe aguardar mais um pouco, mas dessa vez com o coração a mil por hora, pois as chances do resultado sair na segunda-feira são realmente muito grandes. Creio que será um final de sábado e um domingo bastante longos para todos nós, e espero que todos tenhamos ótimas notícias para contar na segunda-feira!!!

Fonte: ligação de um concursando para a organizadora e publicação da informação na comunidade do Orkut (http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=59517789&tid=5442585048698786138&start=1)

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Resumo de Improbidade Administrativa

Pequeno resumo esquematizado para memorização da Lei de Improbidade Administrativa, em especial sobre a parte das penas. Contém quadro de apoio no final, com os tipos de atos e suas respectivas penalidades.

Download do Esquema / Quadro para memorização


domingo, 7 de fevereiro de 2010

Concurso de Gravataí - Lei Orgânica e RJU

Seguem os links da legislação para o concurso de Gravataí/RS, em PDF:

Lei Orgânica
http://www.gravatai.rs.gov.br/publico/download.php?arquivo=lei_organica.pdf

Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Municipais
http://www.gravatai.rs.gov.br/publico/download.php?arquivo=regime_servidores.pdf

Plano Diretor de Gravataí:
http://www.gravatai.rs.gov.br/publico/download.php?arquivo=plano_diretor.pdf

Outras leis podem ser encontradas no site da prefeitura:
http://www.gravatai.rs.gov.br/leis-downloads/

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Direito Civil: Das Pessoas Jurídicas

Pessoa Jurídica: é a união de pessoas naturais ou de patrimônios, com o objetivo de alcançar certas finalidades. É reconhecida pela ordem jurídica como sujeito de direitos e obrigações, uma personalidade jurídica distinta da personalidade de seus membros. Podem ser de direito público ou privado.

Pessoas jurídicas de direito público interno:


- a União;
- os estados, o Distrito Federal e os teritórios;
- os municípios;
- as autarquias, inclusive as associações públicas;
- as demais entidades de caráter público criadas por lei.

Pessoas jurídicas de direito público externo:


São pessoas jurídicas regulamentadas pelo direito internacional público (países estrangeiros, organismos internacionais (como a ONU) etc.
* Não importa a nacionalidade das pessoas que a compõe, e sim o ordenamento a que se submete.

Pessoas jurídicas de direito privado:


- as associações;
- as sociedades;
- as fundações;
- as organizações religiosas;
- os partidos políticos.

Criação da pessoa jurídica:


1º - sua constituição (mediante contrato/estatuto);
2º - seu registro.

O registro declarará:
- a denominação, os fins, a sede, o tempo de duração e o fundo social, quando houver;
- o nome e a individualização dos fundadores ou instituidores, e dos diretores;
- o modo pelo qual se administra e representa, ativa e passivamente, judicial extrajudicialmente;
- se o ato constitutivo é reformável no tocante à administração, e de que modo;
- se os membros respondem, ou não, subsidiariamente, pelas obrigações sociais;
- as condições de extinção da pessoa jurídica e o destino de seu patrimônio, nesse caso.

Dissolução da pessoa jurídica:


- Há fase de liquidação para o fim dos aos negociais.
- Para alterações e dissolução deve ser feita averbação.

Direitos da pessoa jurídica:


- direito à personalidade;
- direitos reais;
- direitos industriais;
- direitos obrigacionais;
- direitos à sucessão.

Caixa/RS - Grupo de Estudos!

Como todos já devem ter visto, dizem por aí que em breve teremos novos editais da Caixa Econômica Federal (CEF) e Caixa RS. Para nós, que ainda estamos afiados em matérias bancárias, a notícia é ótima!
Agora basta continuar a rotina do Banrisul, e já estamos nos organizando para isso. Foi criada uma nova comunidade no Orkut e reformulado o antigo grupo do MSN, que já contam com a participação de vários concursandos. =)

Link da comunidade: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=98009760

Endereço do grupo no MSN: group871513@groupsim.com

(Para participar do grupo, basta adicionar como um contato qualquer do MSN. Logo será enviado um convite para participar de uma atividade, que é a janela do chat a ser aberto.)

MPU na CF

A primeira postagem do blog especial para o MPU conta com um resumo sobre o MPU na Constituição Federal.

A intenção é estudar esta parte específica com bastante dedicação e antecedência, sendo que esse é o conteúdo mais trabalhoso e cheio de detalhes do edital. Mas o maior desafio ainda é a LC75, a qual pretendo resumir e esquematizar em breve, para evitar um posterior desespero. =)

Segue o link do resumo: http://concurso-mpu.blogspot.com/2010/02/o-ministerio-publico-na-constituicao.html

Estudos para o MPU

Olá,

Criei um blog à parte, para postar os arquivos referentes aos estudos para o MPU. As especulações esquentam cada vez mais, e já podemos perceber que o edital está cada vez mais próximo!

Segue o link para quem quiser dar uma passadinha por lá: http://concurso-mpu.blogspot.com/

Recursos Banrisul

Pessoal, seguem abaixo os recursos que enviei para a FDRH.

Questão 48

Considerando as assertivas expostas nessa questão, propõe-se uma alteração de gabarito no sentido de considerar a alternativa D como correta.

A assertiva III, que consideramos ser verdadeira, afirma que: “A emissão de ações é uma fonte de capital de terceiros para as empresas”.

Uma leitura atenta dessa afirmação nos permite inferir que as empresas citadas não podem ser outras senão as emitentes de ações, as Companhias Abertas, as quais, quando atuam no mercado primário, auferem os ganhos resultantes da emissão das respectivas ações.

Sobre o mercado primário, observemos o conceito constante no Glossário da obra Mercado Financeiro, de Assaf Neto: “Mercado onde os títulos são negociados pela primeira vez, revertendo os recursos provenientes das negociações diretamente ao seu emitente.”

Tendo em vista o conceito acima citado, e os demais argumentos expostos, consideramos a alternativa A incabível, pois a aceitando estaríamos negando o fato de que, realmente, ao emitir ações no mercado primário as empresas emitentes auferem os ganhos delas provenientes. Portanto, pede-se alteração do gabarito da questão 48, afirmando ser correta a alternativa D.

Questão 52

Considerando as alternativas propostas nessa questão, propõe-se anulação da questão, por nela constar 02 (duas) alternativas visivelmente corretas, conforme exposto a seguir.

A questão tem como objetivo saber qual são as reclamações de clientes das instituições bancárias brasileiras, em especial, que têm fugido ao controle dessas instituições. No entanto, observa-se, no quadro 03 (três), a presença de 02 (duas) das reclamações propostas na questão, a saber: empregados sem vontade ou vagarosos na ajuda ao cliente (alternativa B) e longas filas de espera para atendimento (alternativa E). Não foi constatada a presença do constante da alternativa C (falhas nos sistemas mecânicos de segurança) neste mesmo quadro.

Deve-se atentar também ao fato de que as reclamações listadas não encontram-se organizadas em nível de relevância, estando todas relacionadas em um mesmo nível. Deste modo, torna-se inviável a tentativa de encontrar uma alternativa que satisfaça o pedido de apontar aquela que seja destacada dentre as propostas. O autor afirma que 85% dos casos de deserção foram ocasionados por um único problema, no entanto, não enfatiza algum que seja mais frequente entre os ocorridos.

Tendo em vista os problemas apontados nesta questão e a falta de uma alternativa que satisfaça o solicitado, pede-se a anulação da mesma.

Questão 45

Considerando que a questão trata de assunto não constante no edital (risco de crédito), sendo, portanto, incabível abordá-lo, solicita-se anulação desta.

Questão 80

Considerando as alternativas propostas nessa questão, propõe-se anulação da questão, por nela constar 02 (duas) alternativas visivelmente corretas.

A questão utiliza como base um exemplo de referências relativas e absolutas, presente nas páginas de ajuda online do Microsoft Excel. Apesar disso, as alternativas foram listadas de forma errônea, de modo que 02 (dois) dos procedimentos e resultados corretos foram relacionados na mesma questão. Estes últimos podem ser encontrados nas alternativas B e C, contando como opções, respectivamente: “A$1, esta será alterada para C$1”, “$A1, esta será alterada para $A3”.

Comparando-se as alternativas citadas com os exemplos citados na página oficial, infere-se que estes são idênticos, sendo incabível considerar uma delas como incorreta. A referida página, que pode ser acessada em http://office.microsoft.com/assistance/hfws.aspx?AssetID=HP030640481046&CTT=1&Origin=EC010229861046&QueryID=-cpGZQ250&respos=1&rt=2 , encontra-se impressa e anexada a este pedido. Pede-se a comparação das alternativas propostas com os exemplos citados, e a posterior anulação da questão, por nela constar 02 duas alternativas corretas .